CONTEÚDOS

Fique por dentro das novidades

Blefarite Seborreica

Blefarite Seborreica

Pode acontecer isoladamente ou em associação com blefarite estafilocócica, meibomite (Doença das Glândulas de Meibomios) ou dermatite seborreica.

Sinais e sintomas:

Trata-se de uma condição inflamatória que comumente cursa com dermatite seborreica. O paciente acometido relata sintomas oculares de irritação, coceira e sensação corpo estranho, além de sensação de oleosidade nas pálpebras. 

Crostas e secreção com aspecto oleoso próximo a raiz dos cílios, principalmente em região anterior da margem palpebral, são achados no exame clínico. A lágrima pode ficar prejudicada, uma vez que entra em desequilíbrio e perde sua eficiência nutritiva e de proteção. Além disso, sinais mais específicos como reação folicular e/ou papilar conjuntival podem estar presentes. 

Quando a condição torna-se crônica, aproximadamente 15% dos pacientes pode apresentar conjuntivites e/ou ceratites, e um terço desenvolve olho seco. 

Diagnóstico:

Basicamente clínico, assim como nas blefarites estafilocócicas. Desta forma, depende da avaliação do médico oftalmologista. 

Tratamento:

Inicia-se com higiene palpebral, que pode ser feita com shampoo infantil de pH neutro ou produtos específicos para pálpebra que encontramos nas farmácias. A limpeza deve ser diária, ao menos 1 vez ao dia e realizada de forma correta, focando na higiene da base dos cílios principalmente. Tratamentos específicos quando meibomite ou infecção bacteriana concomitantes devem ser prescritos. Importante receber avaliação dermatológica!

Infecção por um ácaro chamado Demodex deve ser considerada quando o tratamento da blefarite seborreica não é efetivo. Durante exame biomicroscópico minucioso é possível observar os microorganismos envolvendo os cílios e assim, fazer o diagnóstico. O tratamento normalmente sugerido é a higiene palpebral, além do uso de produtos específicos contendo óleo de melaleuca e outros agentes. Em alguns casos, o tratamento com Ivermectina pode ser uma opção terapêutica (todos os casos devem ser individualizados). 

Compartilhar nas redes

Conteúdos relacionados

Blefarite Estafilocócica

Episódios repetidos de hordéolo (o famose terçol) e irritação ocular diária podem ser sinais de blefarite infecciosa. 

Blefarites: por que o tratamento gera frustração?

É normal sentir os olhos irritados e secos todos os dias? A resposta é não!

Voltar

SE INSCREVA NA MINHA NEWSLETTER!